Arte

Você realmente sabe o que é Pop Art?

13:02


         Que a Pop Art e as histórias em quadrinhos estão super em alta, e que são tendência de moda todos sabem, mas agora me responda, você realmente sabe o que foi a Pop Art? Vi vários posts, em vários blogs sobre a Pop Art, pouco ou nenhum explicava o que foi esse movimento artístico, então decidi  dividir com você o que sei.
          
           A Pop Art surgiu no início dos anos 60, e investigava a relação entre as imagens publicitárias e a arte. Ou seja, os artistas desse movimento utilizavam diretamente as imagens da publicidade, brincavam com elas, modificavam e as apresentavam como arte. Esses trabalhos ironizavam o mundo dos comerciais e da sociedade de consumo, enquanto, de certa forma, agregavam valor e encanto aos produtos. 

Fonte

         O pintor Roy Lichtenstein (1923-97) se inspirou no mundo dos gibis,  você com certeza já viu algumas de suas obras. Ele usou a técnica usada na impressão dos quadrinhos - pontos nas cores primárias - para fazer suas obras. E isso é o mais legal de tudo, são espécies de gibis gigantes, as obras parecem tiras de quadrinhos mas são pinturas, algumas com mais de 4 metros de largura.

Fonte

       O líder da Pop Art porém, foi Andy Warhol (1928-87), que fez pinturas e trabalhos tridimensionais com imagens de produtos de consumo muito conhecidos. Warhol costumava afirmar que seu trabalho era puramente visual, sem qualquer significado mais profundo.

Fonte

          A Pop Art sempre esteve presente na moda, é possível encontrar referências à ela em várias coleções, de vários anos. A tendência de agora, que todos falam, é mais relacionada aos quadrinhos, mas não é a primeira vez que a moda se inspira de alguma forma na Pop Art. Acredito que seja pelo fato de que é muito fácil se identificar e introduzir na moda as características desse movimento.

        São vários os nomes da Pop Art, e vários os segmentos, ainda poderia escrever muito, porém não vou, deixo aqui o espaço para você que se interessou pesquisar mais sobre o assunto, que garanto, vale muito a pena.
            
P.S. As informações sobre a Pop Art foram retiradas do livro "No tempo de Warhol: o desenvolvimento da arte contemporânea,de Antony Mason - São Paulo, Callis, 2004"


       

Acesse também

6 comentários

  1. Não curto muito Pop Art (acho bizarro).
    Adorei o post, acabei de conhecer seu blog e tô adorando. Tá tudo perfeito aqui, você escreve muito bem e o layout é simplesmente... incrível! *-* Sério, parabéns, você vai longe assim. Tô seguindo s2
    Bjinhoss
    laialisafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada pelo carinho e pelos elogios, que bom que você gostou do blog, fico muito feliz :D

      Volte sempre

      Excluir
  2. Oi Mi,
    Eu estudei um pouco de pop art no ano passado, adorei o post!! :)
    Beijo, tenha uma ótima terça-feira
     Just Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é eu também estudei um pouco na faculdade ano passado, e gostava muito.

      Obrigada pelo elogio, e uma ótima terça pra você também :D

      Excluir
  3. Acho muito legal pop art da ideia de algo retro muito fofo
    http://tipocoisadegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, também gosto bastante de coisas retrô.

      Obrigada pela visita, volte sempre :D

      Excluir

Se inscreva

Curta no Facebook