criatividade

Depósito criativo: Materiais básicos para desenho

09:10


          
Desenhos 1 e 2 feitos com canetinha,3 caneta marcadora,4 lápis aquarelável, 5 guache aguada
           Oi!
       Há algum tempo decidi postar sobre desenho. A verdade é que parei pra pensar sobre o que realmente gosto e descobri que desenhar é uma dessas coisas. Se você acompanha meu blog, ou teve curiosidade de ler o meu 'about' sabe que sou estudante de moda. Uma das coisas mais presentes no curso é o desenho. 



         Os desenhos acima eu fiz pra faculdade, e estão sem finalização. Ao longo desses quase 3 períodos que cursei aprendi coisas interessantes sobre desenho, coisas e técnicas que gostaria de mostrar pra você. Já digo logo: não sou profissional, muito pelo contrário, sei apenas um pouco sobre desenho, tenho que praticar muito.


       Alias esse foi um dos motivos pra eu ter essa ideia. Na faculdade sou meio presa a um padrão de desenho, uma croqui específica que criei ano passado. Decidi então a fazer desenhos digamos, mais poéticos, e postá-los no blog com uma espécie de passo a passo, assim mostro o que sei e aprendo mais na hora de desenhar.

       O post de hoje vai ser sobre os materiais que considero básicos para fazer um bom desenho, lembrando que os instrumentos apenas ajudam, enquanto o que faz de um desenho bom mesmo é sua criatividade e dedicação.


Papel: A foto é de um moleskine que tenho do Ronaldo Fraga, porque decidi reunir meus desenhos nesse moleskine. O ideal, principalmente pra guache, aguada, nankin, é usar um papel de espessura maior, de 140 g/m² pra mais. Mas se você não pode, ou não quer, investir em papel, pode usar papel sulfite. Só sugiro que compre uma pasta pra colocar os desenhos ou eles podem amassar.



Lapiseira, apontador e borracha: Gosto de fazer rascunhos com lapiseira, o traço fica bem fino, adequado para o rascunho. Pra mim o melhor apontador é o estilete: pontas muito finas, sem 'gastar' muito do lápis. Borracha, tenha várias, elas sempre acabam.ou somem.

Lápis para luz e sombra: Acho que os básicos são esses, hb, 2b, 4b, 6b. As pontas desses lápis por serem de diferentes espessuras ajudam no sombreamento.


Nankin: A caneta nankin é ótima para fazer contorno, ou detalhes. Tenho duas, uma com a ponta mais grossa para contorno, outra com a ponta mais fina para detalhes. O nankin líquido também dá um efeito bem legal, mas admito que ainda não consegui um desenho incrível com ele.


Lápis de cor: Tenha quantos você puder ter. Quanto mais melhor <3

Lápis aquarelável: Não é um material básico, mas é interessante, dá para fazer desenhos bem leves, com cara de aguada.



Canetinha: Acho legal ter canetinhas, principalmente porque elas são bem baratas, dá pra usar pra fazer hachuras, detalhes, enfim, várias coisas.





Caneta marcadora: Essa caneta é mais cara, mas se você tem interesse real em desenho, invista, dá para fazer desenhos incríveis com ela. Por ter a ponta grossa, chanfrada, você usa para preencher um desenho inteiro.




Tinta: Minha relação com tinta é meio de amor e ódio, geralmente gosto do resultado que obtenho, mas sempre tiro notas baixas quando se trata de 'pintura'. Mas aí, você que quer só se divertir e aprender, pode investir, e fazer algumas pinturas bem legais. Agora se você vai usar tintas, vai usar pincéis. Compre alguns de diferentes tamanhos. Mas uma dica muito importante: Não faça como eu, limpe os pincéis antes de guardar, hahahaha. Outra dica é, nunca use pincéis de pintura para espalhar cola. Compre um específico pra isso, ou você pode perder um pincel.


       Bom, os materiais são esses, preparem as mãos e a criatividade. No próximo post mostrarei o passo a passo de um desenho! Tem alguma dúvida? Sabe desenhar e quer dividir isso comigo? Deixe um comentário : )

Acesse também

2 comentários

  1. Nankin é uma caneta??? JURAVA QUE ERA ALGUM TIPO DE DESENHO AHUEUHAEUHAEHUEUHAHA
    Lindo o post, adorei as fotos e como você explicou cada passo, vou querer aprender a desenhar com você, só que não vai ser pra moda, me desculpe :( , vai ser pra quadrinhos! :DDD
    Ótimo post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nankin é meio que uma tinta sabe, tem caneta e tem a tinta liquida mesmo, hahahaha.
      Espero que meus posts sejam mesmo úteis pra você :D

      Excluir

Se inscreva

Curta no Facebook