Livro

Como avalio os livros que leio?

18:00


     Oi todo mundo, eu tenho lido bastante ultimamente, e por consequência tenho atualizado meu skoob tanto quanto. Acontece que sempre fico em dúvida de como avaliar os livros que leio, já que muitas das vezes eu gostei muito da história, mas não tanto da maneira como foi escrita, ou sei que foi escrito de maneira adequada, mas não me senti inspirada pela história. Dessa forma acabo sempre dando 4 estrelas para tudo, o que não me agrada muito.

    E então me veio a ideia de seguir o padrão que a Marina do 2 Beauty usa para avaliar os produtos que ela resenha. Ela avalia individualmente por partes, e depois gera uma nota final sobre aquilo. E sendo assim, eu fiz minha versão sobre livros. Decidi deixar bem explicado aqui nesse post como vou avaliar, e pretendo nos próximos posts sobre livros usar desse novo método. Claro que ainda é apenas minha opinião sobre todos os itens, porque por mais que eu separe por partes, eu não tenho bagagem suficiente para avaliar de fato como um livro foi escrito.

   O primeiro item que coloquei na lista foi Enredo, nesse item vou avaliar a história em si, do que se trata, se é original, diferente, ou cativante de alguma forma. Já no próximo item, que é Narrativa, vou pontuar de acordo com a maneira que a história flui. Se existem cenas desnecessárias, se foram bem escritas, se os capítulos te deixam instigados, se são curtos ou grandes, enfim, coisas relacionadas a maneira que o livro foi escrito.

   Os Personagens também vão ser avaliados em um item próprio, considerarei, se eles são bem construídos, se são cativantes, se me identifiquei com eles e coisas do tipo. E tem também o item dos Pontos Problemáticos a ser avaliado, sim, risos. Eu pensei em colocar algo como relevância, mas honestamente, não tenho interesse em ler apenas coisas relevantes e sérias, eu sou totalmente defensora do ler apenas para se divertir e ser feliz. Porém, acho interessante colocar algo sobre problematização pelo fato de que muitas das vezes eu tenho ficado incomodada real lendo, principalmente se for romance.

   Decidi acrescentar um item que vi no blog da Marina, que é o equivalente a Expectativa X Realidade, e avaliar se o livro foi tão bom quanto eu esperava, se foi melhor, se as pessoas falam bem sem necessidade, ou mal, sem motivos. E por último, vou avaliar minha Experiência, se gostei do livro, efetivamente, se me diverti, se li rápido, se foi impactante para mim de alguma forma. E no final como expliquei, vou somar tudo e dar o resultado daquele livro. Acho que é uma ótima maneira de avaliar meus livros, e vai ser bom até mesmo para eu saber como resenhá-los aqui no blog. Espero que esse método funcione.

    Enfim, é isso por hoje, comenta aí se você usa algum método específico para avaliar seus livros, e se acha que essa é uma boa ideia. Até o próximo post.

P.s Já adianto que livros muito amados receberão 5 estrelas no skoob de qualquer forma, mesmo que avalie individualmente aqui no blog, risos

Acesse também

0 comentários

Se inscreva

Curta no Facebook