ilustração

Dicas para encontrar seu estilo de desenho

09:00



    Oi todo mundo, uma coisa que sempre ouvi durante a minha faculdade e que tem me seguido desde então é a importância de ter uma estilo próprio de desenho. Trazer a sua própria identidade para seus desenhos faz com eles se destaquem mais, além de fazer de você um artista autoral de fato. Acontece que encontrar esse estilo não é fácil, e por isso eu decidi listar algumas dicas para que você possa identificar o seu.

    A verdade é que eu mesma tento usar dessas dicas, porque apesar de já desenhar há alguns anos, eu nunca senti que eu realmente tinha algo definido como sendo meu estilo de desenho. Eu sempre faço coisas bem diferentes umas das outras, e essa é inclusive a primeira dica: tentar técnicas e estilos diferentes.

   Antes de concentrar no seu trabalho como criador, antes de descobrir quais técnicas você gosta e faz bem, é importante testar coisas variadas, mesmo que de primeiro momento você não acredite que aquilo faz parte do seu perfil, pois talvez ao longo do processo você descubra algo naquela maneira de desenhar que possa ser incluído em sua arte, além de que, o próprio ato de testar algo é, por si só, um meio de abrir sua mente, e trazer para suas ilustrações novas referências.


   Outra atitude que acredito ser importante nessa busca pelo seu estilo de desenho, é analisar os trabalhos de outros ilustradores. Pensar sobre o que tem naquelas ilustrações que te encantam, e o que daquilo pode ser replicado em seus desenhos. Cores contrastantes, traços mais fino, expressões fortes, sempre tem algo de característico nos desenhos dos artistas que gostamos, que muitas das vezes deixamos passar sem dar muita atenção, e por isso é interessante parar um pouco e analisar verdadeiramente seus desenhos.

   E por último, acredito que uma boa maneira de encontrar seu estilo de desenho é encontrar também seu estilo de vida em outras áreas primeiro. Veja quais filmes você gosta, quais músicas você admira, e porque você gosta daquilo. Quais as emoções causadas em você? É isso que você quer transmitir em seus desenhos? Você quer inspirar, alegrar, emocionar? Quando você entender melhor o que quer passar através dos seus desenhos, com certeza vai ser mais fácil direcioná-los para um estilo específico que te represente.

   É isso por hoje, espero que o post tenha sido útil, comentem aí as dicas que vocês tem para artistas, e se vocês praticam alguma das dicas que dei hoje, e até o próximo post!

Acesse também

0 comentários

Se inscreva

Curta no Facebook